quinta-feira, 22 de novembro de 2012

História da Família Hammes é resgatada em livro



A história da família Hammes no Brasil e as suas respectivas genealogias é contada no livro Os pioneiros Hammes de São Lourenço e seus descendentes, fartamente ilustrado, que será lançado no próximo sábado (24/11/2012) em São Lourenço do Sul, na sede da Associação Amigos de Sponheim, pelo bisneto de Johann Philipp, o médico Edilberto Luiz Hammes. Várias famílias de Pelotas, descendentes dos imigrantes ou pertencentes a eles por casamento, constam do livro: Hammes, Vianna, Brauner, Penteado, Bauer, Huth de Jesus e muitas outras.

O médico-escritor Edilberto Hammes é autor da obra histórica de quatro volumes São Lourenço do Sul - Radiografia de um município - Das origens ao ano 2000, produzida em 2010 e com mais de duas mil páginas. O livro poderá ser solicitado, além do lançamento oficial, através do e-mail hammesedilberto@gmail.com, devendo, nesse caso, ser cobrada também a tarifa postal. 

Narrativa familiar
No dia 18 de junho de 1872 chegava ao porto do Rio de Janeiro, capital do Império do Brasil, o veleiro Arnold, com bandeira alemã, trazendo a bordo 163 imigrantes. Dentre os viajantes havia um de nome Johann Philipp Hammes, nascido na aldeia de Beulich, situada no Hunsrück (região ao lado do rio Reno, agora inserida no estado da Renânia-Palatinado). Poucos anos antes, havia sido ele participante, em sua pátria de origem, de duas guerras, vencidas pelos prussianos, que acabaram por gerar o Império Alemão, sendo por isso condecorado com três medalhas. 

Chegando ao Rio Grande do Sul, poucos dias depois da escala no Rio, encontrou ali a também imigrante do Hunsrück, Christina Scheer, com quem casaria, viajando, ambos, para a colônia alemã de São Lourenço. Ali se estabeleceram no local denominado Boa Vista, onde construíram uma casa de comércio que, logo prosperando, tornou-se referência na região. No transcorrer dos anos vieram-lhes dez filhos, cinco homens e cinco mulheres, que lhes proporcionaram vasta descendência. 

O quê: lançamento do livro Os pioneiros Hammes de São Lourenço e seus descendentes, de Edilberto Luiz Hammes 
Quando: sábado (24/11/2012), às 9h30min
Onde: na sede da Associação Amigos de Sponheim, na rua Almirante Barroso 1805, São Lourenço do Sul

------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.diariopopular.com.br/site/content/zoom/detalhe.php?noticia=5580
=========================================================

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CEL representado na Feira do Livro de Monte Grande - Argentina

A Presidente do CEL, Cleia Dröse, está na Argentina representando nossa entidade em atividades culturais. 

Vejam os registros fotográficos:

Cleia com a Presidente de SADE (Sociedad Argentina de Escritores) seccao 51 Monte Grande, Municipio de esteban Echeverria, Senhora Lelia Moschella e Maria Cristina Drese.

Cleia com o grupo de escritores da mesma associação SADE.

Cleia com o Prefeito (intendente) de Esteban Echeverria, Fernando Gray.

Cleia com a historiadora de Monte Grande, Isabel Rubio.

Cleia com o senhor Roque Soria, Diretor da Revista ESPACIO DE LA PALABRA, onde publicou dois de seus contos.

Maria Cristina e Miguel Angel Urchipia, chefe de Gabinete e organizador da feira do livro.